quinta-feira, 5 de julho de 2007

"FRANKFURTER KITCHEN"

As primeira reflexões sobre a racionalização da cozinha surgiram nos anos antes da guerra, durante os quais as idéias da emancipação feminina se desenvolveu no seio do movimento social-democrata e sindical. Durante esse mesmo período, os hábitos da mesma burguesia foram, eles também, modificados. As mulheres desse meio tinham casa vez mais tendência a aceitar empregos remunerados em escritórios ou em repartições públicas, enquanto que as jovens do campo vinham se empregar na cidade cmo domésticas se orientavam cada vez mais para os empregos industriais.
A nova cozinha é um elemento essencial para a simplificação das tarefas domésticas. Essa mesma simplificação se aplicará em tudo o que deve existir (e ser indispensável) numa residência: móveis, aquecedores, luminárias, equipamentos sanitários, instrumentos domésticos, louças, etc. Todos esses objetos serão estudados - frequentemente por arquitetos - de maneira a integrarem nas novas residências tanto do ponto de vista do conforto, quanto da facilidade de manutenção. O objetivo é desenvolver "tipos" de móveis em número ilimitado, sendo que a redução do número de modelos deve permitir sua produção industrial e a redução de seu custo.

É com a aparição do que se chamará a "Frankfurtes Kitchen" (Cozinha de Frankfurt) que os equipamentos de cozinha transformados em produtos industriais farão sua entrada na "habitação mínima" na nova arquitetura. Toda uma série de pesquisas e estudos deram origem ao protótipo da cozinha de Frankfurt: pesquisas realizadas com as mulheres para conhecer seus desejos, mas também estudos sobre o comportamento das mulheres no trabalho, seus gestos, os passos dados na cozinha e etc. Essas pesquisas e observações resultaram em diagramas de circulação dentro da cozinha e na localização ótima dos equipamentos que a compõem.

A idéia dominante, como no que se refere à própria habitação, é que tudo que constitui o ambiente material da vida cotidiana influi sobre o comportamento e participa assim das transformação progressiva da natureza humana.

Nenhum comentário: