quinta-feira, 31 de maio de 2007

HABITAÇÕES POPULARES E AS CONDIÇÕES DE MORADIA


Geralmente, as casas das classes operárias eram construídas sem qualquer sistema ou consideração com a posição da propriedade limítrofe e, para economizar espaço, eram amontoadas em pátios estreitos ou vielas cegas, com péssima ventilação e sem qualquer esgoto ou fossa. Os habitantes utilizavam "utensílios" no quarto de dormir, que esvaziavam nas ruas, diante das portas, nos rios ou, no caso dos homens, serviam-se dos numerosos montes de lixo abandonado pela cidade ou no muro das casas, sem qualquer preocupação com a decência. As crianças eram colocadas sobre cadeiras sem fundo, nas ruas, para as mesmas necessidades. O resultado pode ser melhor imaginado que escrito.

(...) Muitas das melhores casas são formadas apenas por dois cômodos pequenos, em geral não superiores a 2,5m por 3,5m. Nestas habitações existem, usualmente, 3 camas no cômodo do andar superior, ocupadas por 5 ou 6 pessoas (...).

Este agrupamento de muitas casas num ambiente tão restrito impedia a eliminação dos refugos e do desenvolvimento das atividades ao ar livre: ao longo das ruas ainda corriam esgotos descobertos onde acumulavam-se imundícies, e nesses mesmos espaços, circulavam pessoas e veículos, vagueiavam animais e até brincavam as crianças. Além do mais, os bairros piores surgiam nos lugares mais desfavoráveis: perto das indústrias e das estradas de ferro, longe das zonas verdes. As fábricas perturbavam as casas com fumaças e ruídos, poluíam os cursos d'água e atraiam um trânsito que quase misturava-se com as casas.
Casa residência era construída sem levar absolutamente em conta as outras residências, e os pequenos cantos livres entre cada habitação, por falta de outro nome, eram chamadas de pátios. Mas se a disposição totalmente destituída de um plano já era tão nociva à saúde dos habitantes porque impedia a ventilação, este modo de encarcerar os operários em pátios cercados por todos os lados de construções era muito mais. O ar não podia absolutamente sair dali; as próprias chaminés das casas, enquanto o fogo era mantido aceso, constituíam a única via de saída para o ar viciado dos pátios.

Pode-se dizer então que tais bairros operários estavam errados em sua localização urbanística, mais do que em termos de construção em si. As consequências concretas saltavam a seus olhos e a seu nariz: a insalubridade, o congestionamento, a feiúra.

2 comentários:

Clara Luiza Miranda disse...

Ver Gustave Doré Gallery - Images from London:
http://www.victorianweb.org/victorian/graphics/dore/gallery1.html

Valdenice Portela Silva disse...

Olá, se possível for, gostaria de saber de onde tiraram a citação: (...) Muitas das melhores casas ... Acredito ser do Engels, mas a encontrarão em qual referência bibliográfica?

Valdenice Portela